Relações Exteriores

Evangélicos cobram pressão do Brasil por pastor ir
03/03/2012
Colômbia tenta salvar a Cúpula das Américas
06/03/2012

Bolívia e Estados Unidos retomam relações diplomát

Bolívia e Estados Unidos retomam relações diplomáticas

Brasília – Bolívia e Estados Unidos decidiram nesta terça-feira, 28, reiniciar o processo de troca de embaixadores e a normalização das relações diplomáticas. A decisão é parte do Convênio Marco que os dois países assinaram em 7 de novembro de 2011. Os Estados Unidos também deverão retomar o apoio à Bolívia no combate ao narcotráfico, mas a DEA não poderá retornar ao país.

O assunto foi discutido em La Paz na Sessão Inaugural da Comissão Conjunta de Alto Nível, integrada pela ministra de Planejamento do Desenvolvimento, Viviana Caro, e o Subsecretário Adjunto dos Estados Unidos, Kevin Whitaker.

Em setembro de 2008, o presidente Evo Morales decidiu expulsar o embaixador norte-americano Philip Goldberg, a quem acusou de estimular o separatismo na Bolívia e provocar instabilidades ao seu governo.

A decisão foi acompanhada por um gesto de reciprocidade do então presidente norte-americano, George W. Bush, que expulsou o embaixador boliviano Gustavo Guzmán.

Antes mesmo da designação de embaixadores para Washington e La Paz, os dois países iniciaram o processo de reaproximação com a elaboração de uma agenda de temas comuns que inclui cooperação judicial, em desenvolvimento, comércio, no âmbito multilateral, e na luta contra o tráfico de drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *