Mundo

Exercício Multinacional Sul-Americano foca no progresso e desenvolvimento da Pan-Amazônia
10/10/2017
Norte-americanos defendem acordo de livre comércio com México
11/10/2017

Bolívia e Peru acertam reunião para novembro sobre Trem Bioceânico

Os vice-presidentes da Bolívia, Álvaro Garcia Linera, e do Peru, Martín Vizcarra, se reuniram nesta terça-feira, 10,  em Lima para analisar os avanços em torno do projeto do Corredor Ferroviário Bioceânico e acertaram para novembro uma nova reunião com o objetivo de concluir os entendimentos.

Em agosto, este já foi o principal tema do gabinete binacional e os dois países pretendem concluir todo o processo de negociação em torno de traçado e projeto para somar o Brasil ao empreendimento. Linera e Vizcarra devem tratar do tema novamente nos dias 11 e 12 de novembro na Mesa Técnica de Trabalho do Corredor.

Neste sábado, 14, um grupo de empresários bolivianos visitará o Porto de Ilo, para realizar uma inspenção e obter mais infromações acerca do seu funcionamento.

Também em agosto, a Empresa Nacional de Portos do Peru (Enapu) e a Administradora de Serviços Portuários da Bolívia (ASPB) firmaram um acordo para permitir aos bolivianos exportar pelo menos 60 mil toneladas de carga através do Porto de Ilo e convertê-lo, posteriormente, em um importante modal formal de exportação e importação.

De acordo com os dois países, com esse acordo pretende-se criar uma nova opção para o comércio internacional boliviano com condições mais favoráveis para as exportações, importações e para o transporte de carga pesada, que em várias ocasiões se viram afetadas por problemas com os portos chilenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *