Mundo

Política
15/08/2016
Corrupção
15/08/2016

Estratégia

Bolívia e Rússia firmam acordo para construção de centro de pesquisa nuclear

Brasília – Bolívia e Rússia firmaram acordo para a construção de um centro de pesquisa nuclear que estará sob responsabilidade da Agência Boliviana de Energia Nuclear e a estatal russa Rosatom. O contrato marca a entrada da Bolívia na era nuclear com fins pacíficos, esclareceu La Paz.

De acordo com o ministro de Energia da Bolívia, Luiz Alberto Sánchez, “estes contratos se constituem em uma fase importante para o início das atividades práticas de construção do maior centro de pesquisas nucleares da América do Sul”.

Já o diretor de Desenvolvimento e Negócios Internacionais da Rosatom, Kiril Komarov, afirmou que “estamos dispostos a apoiar a Bolívia na implementação dos elementos necessários para a infraestrutira nuclear do país”.

Sánchez também explicou que o acordo respeitará as diretrizes e recomendações da Organização Internacional de Energia Atômica (OIEA) e que o futuro centro de pesquisas terá como principal objetivo “dominar as recnologias nucleares e usá-las em ciência, farmácia, geologia e agricultura”. A Bolívia pretende consolidar-se como pólo de produção de radioisótopos e irradiação de produtos comestíveis e agrícolas para o seu tratamento e luta contra pragas e bactérias.

Além disso, o governo boliviano quer formar e capacitar recursos humanos para a indústria nuclear do país e de toda a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *