Brasília, 26 de junho de 2019 - 18h20
Bolívia e Uruguai assinam acordo para aproveitar hidrovia Paraná – Paraguai

Bolívia e Uruguai assinam acordo para aproveitar hidrovia Paraná – Paraguai

23 de janeiro de 2019 - 17:16:46
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – A Administração de Serviços Portuários da Bolívia (ASP-B) e a Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP) assinaram nesta quarta-feira, 23, um acordo operativo para aproveitar a hidrovia Paraná – Paraguai nos processos de importação e exportação de mercadorias bolivianas.

“A assinatura desse acordo operativo é resultado de um trabalho de vários anos, que nos permite ter presença nos portos de Nova Palmira e Montevidéu que estão conectados através da hidrovia Paraná – Paraguai com a Bolívia”, informou o gerente executivo da ASP-B, David Sánchez.

Ele disse ainda que o governo boliviano irá destacar funcionários para atuarem no Uruguai e com isso, dar preferência às mercadorias bolivianas.

Já o vice-presidente da ANP, Juan José Ramírez, assinalou que o acordo é uma pauta regional de funcionamento portuário, tomando em conta que se gera um mecanismo e o aperfeiçoamento dos métodos de transporte de mercadorias.

“Este acordo nos parece importante, porque estas pequenas coisas dão a pauta de que podemos levar adiante um MERCOSUL muito forte onde podemos inter-relacionarmos e aproveitarmos vantagens como país”, explicou.

Para o vice-ministro de Comércio Exterior e Integração do Uruguai, Benjamin Blanco, o convênio é resultado do acordo de integração e irmandade entre Bolívia e Uruguai e que este é o primeiro passo para o estabelecimento de um mecanismo logístico que permita o movimento de carga boliviana em condições preferenciais.