Defesa

Brasil entrega Super Tucano à República Dominicana
18/10/2010
Rússia construirá usina nuclear na Venezuela
18/10/2010

Defesa das Américas

Bolívia exige medidas para o combate ao narcotráfico, crime organizado e terrorismo

Entre os dias 20 e 25 de novembro, será realizada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, a IX Conferência de Ministros da Defesa das Américas.

De acordo com o governo boliviano, o país anfitrião defenderá a adoção de medidas eficazes para o combate ao narcotráfico, o crime organizado e o terrorismo.

Além desses temas, também serão discutidas a não ingerência e a não agressão, gastos militares e a proibição de bases militares estrangeiras na América Latina.

O ministro da Defesa da Bolívia, Rubén Saavedra, explicou que apenas Honduras não deverá participar do encontro uma vez que o país foi expulso da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A agenda da Conferência contempla ainda diversos temas relacionados às tarefas das Forças Armadas e dos ministérios da Defesa.

Para o governo boliviano, o narcotráfico, o crime organizado e o terrorismo, são ilícitos transnacionais e devem ser combatidos por todos por meio de mais cooperação.

Neste mês, serão realizadas reuniões preparatórias com o objetivo de fechar a agenda da Conferência que tem definidos os três eixos temáticos do evento: A Paz nas Américas; A Democracia, Forças Armadas e a Sociedade; Defesa Nacional e Desastres Naturais.

A Conferência de Ministros da Defesa das Américas é realizada a cada dois anos. A última edição aconteceu no Canadá em 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *