Mundo

Comércio Exterior
17/10/2016
Livre Comércio
18/10/2016

Infraestrutura

Bolívia garante que Trem Bioceânico será construído em parceria com o Peru

Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou neste domingo, 16, que o país construirá o Trem Bioceânico em parceria com o Peru e que os detalhes da cooperação serão tratados entre ele e o colega peruano Pedro Pablo Kuczynski, em reunião bilateral a realizar-se no dia 4 de novembro em Sucre.

Morales defendeu a execução do projeto durante a reunião de ministros de Transportes dos países sem litoral, realizada na última semana em Santa Cruz. Na oportunidade, ele adiantou os termos do projeto ao vice-presidente do Peru, Martin Vizcarra. Na sua avaliação, a obra beneficiará diretamente pelo menos seis países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

A proposta boliviana contemplaria um traçado que iria desde Santos, no litoral atlântico brasileiro, até o porto de Ilo, no pacífico peruano, cortando as cidades de Santa Cruz, Cochabamba, Oruro e La Paz.

Os custos das obras foram estimados em US$ 14 bilhões. Segundo Evo Morales, Alemanha e China estariam dispostas a financiar o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *