Relações Exteriores

Colômbia de Petróleo quer investir no Brasil
28/10/2010
UNASUL terá Plano de Ação antidrogas
28/10/2010

Bolívia negocia acordos de cooperação com os EUA

Bolívia negocia acordos de cooperação com os EUA

O governo boliviano confirmou que negocia acordos de cooperação com os Estados Unidos apesar da relação difícil entre os dois países.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca, os dois países iniciaram as negociações em torno da cooperação econômica e comercial, luta antidroga, assistência judicial e diálogo político.

Para Choquehuanca, alguns desses acordos podem ser assinados ainda neste ano.

Segundo revelou o chanceler, os Estados Unidos analisam as condições apresentadas pela Bolívia para que a cooperação possa ser retomada.

Em 2008, o presidente Evo Morales expulsou o embaixador norte-americano em La Paz, Phillip Goldberg, acusando-o de conspirar contra o seu governo e de tramar um golpe de Estado.

Ainda em 2008, agentes da Agência Antidrogras dos Estados Unidos (DEA), tiveram de deixar o país acusados de apoiar os movimentos de oposição ao governo.

Em represália, os Estados Unidos desertificaram a Bolívia desde então ao reprovar seus esforços na luta contra o narcotráfico.

 Além disso, a Casa Branca suspendeu as preferências tarifárias para as importações bolivianas.

O governo da Bolívia reitera as acusações contra a USAID, agência norte-americana para o desenvolvimento internacional, de infiltrar organizações sociais com o propósito de desestabilizar o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *