Brasil terá embaixada no Afeganistão
23/09/2010
América Latina debate uso do petróleo e geração de
23/09/2010

Bolívia teme invasão militar norte-americana

Bolívia teme invasão militar norte-americana

O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos podem usar o narcotráfico como pretexto para invadir o país.

Linera pediu aos produtores de coca que contribuam com o governo na luta contra o narcotráfico como forma de neutralizar os planos de Washington.

Segundo ele, “há potências estrangeiras que usam qualquer pretexto para calar a vontade do povo. Quero dizer aos companheiros que tenhamos cuidado com isso, que assumamos o tema da produção de coca como um tema de repercussão mundial e acompanhemos o presidente Morales na sua estratégia. O risco de invasão de uma potência, que não aceita nossa dignidade e desenvolvimento próprio, é sempre latente”.

Na avaliação do vice-presidente boliviano, os Estados Unidos querem ter sempre os demais países na condição de subordinados e como a Bolívia nacionalizou empresas estratégicas, se tornou um problema.

Álvaro García Linera entende que o mesmo pretexto foi usado pelos Estados Unidos para “invadir” a Colômbia há 20 anos.

Desta forma, apelou para que não produzam coca nos parques nacionais e para que os programas de substituição de cultivos sejam incrementados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *