Relações Exteriores

Eleições 2006
02/10/2006
Nicarágua sedia Cúpula de Ministros da Defesa
02/10/2006

Brasil aposta em reforma do Conselho de Segurança

Brasil aposta em reforma do Conselho de Segurança

O Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou à Rádio da ONU, que a reforma do Conselho de Segurança da organização é uma questão de tempo. Ele manteve reunião com representantes da Rússia, Índia e China, com os quais o Brasil forma o grupo denominado Brics.

Segundo ele, as reuniões do grupo poderão contribuir para que o processo de reforma do Conselho de Segurança seja acelerado. Amorim explicou que esses encontros passarão a ser mais freqüentes para que seja conformada uma agenda comum.

“Dois deles (países do Brics) já fazem parte do Conselho de Segurança como membros permanentes e os outros dois querem ser integrantes também. Acredito que este diálogo é muito positivo”, disse o chanceler brasileiro.

Celso Amorim aposta que o Brasil, China, Índia e Rússia, quatro países de economias emergentes, devem assumir um papel ainda maior de liderança nas próximas décadas. Ele disse ainda que os mecanismos das Nações Unidas são anacrônicos e precisar ser atualizados.

Os representantes dos quatro países também aproveitaram o encontro em Nova Iorque para debaterem as questões que envolvem o programa nuclear do Irã. Segundo Amorim, o Brasil defende uma solução a partir do diálogo.

“Todos os sinais que tenho recebido aqui (na ONU), nos encontros que mantive, são de que existe a possibilidade de que este assunto seja resolvido pelo diálogo. O Brasil também quer que os países cumpram com suas obrigações, mas se houver diálogo melhor”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *