Brasília, 27 de março de 2019 - 00h31

Brasil apresenta experiência de combate à pobreza

29 de maio de 2012 - 14:43:15
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Brasília - O governo brasileiro apresentará a representantes de 30 países latino-americanos e africanos, sua experiência no combate a fome e à pobreza no Fórum Ministerial de Desenvolvimento que será realizado entre 29 e 31 de maio em Brasília.



É a primeira vez que o Fórum acontece no Brasil. O evento será aberto pelos secretários-gerais da ONU e diretores regionais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a África e América Latina e Caribe, Tegegnework Gettu e Heraldo Muñoz, respectivamente.



A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, representam o governo brasileiro no evento.



Também participarão dos debates a secretária-geral adjunta da ONU e Administradora do PNUD, Helen Clark, e o secretário-geral de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Gonzalo Robles.



Nesta terça-feira, 29, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fará palestra sobre "A economia mundial e os desafios dos países em desenvolvimento".



Em seguida, a ex-ministra de Planejamento do Chile Clarisa Hardy abordará o tema "Tributação para políticas sociais de superação da pobreza e das desigualdades".



De acordo com o ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, durante os três dias, os ministros encarregados das políticas sociais de 30 países discutirão soluções sustentáveis para enfrentar desafios como a pobreza, exclusão social, déficit de educação e saúde e desemprego.



As quatro edições anteriores do Fórum foram realizadas em Nova Iorque e o Brasil foi escolhido para sediar a quinta edição do evento em razão de políticas públicas como o Bolsa Família, o Fome Zero e o Brasil Sem Miséria.



O V Fórum Ministerial de Desenvolvimento é uma realização conjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e acontece na Fundação Oswaldo Cruz.