Brasília, 20 de outubro de 2019 - 01h59
Brasil apresenta, na Espanha, cenário favorável para investimentos em infraestrutura

Brasil apresenta, na Espanha, cenário favorável para investimentos em infraestrutura

01 de outubro de 2019 - 13:09:12
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu nesta segunda-feira, 30, primeiro dia do roadshow em Madri (Espanha), com representantes de grupos multinacionais que operam portos, rodovias, ferrovias e aeroportos ao redor do mundo. Embasado em dados da economia, Freitas passou mensagem de otimismo com o momento atual e futuro do Brasil. “Só para se ter uma ideia, tivemos o melhor primeiro semestre da nossa história em termos de emissão de debêntures incentivadas de infraestrutura”, destacou.

As debêntures incentivadas, segundo Ministério da Infraestrutura, são títulos de dívida emitidos por empresas que exercem atividades no ramo da infraestrutura. São isentas de imposto de renda para incentivar mais pessoas a comprarem esse tipo de título, ampliando o dinheiro arrecadado pelas empresas para a execução de obras ou serviços de infraestrutura no país. “O cenário para o Brasil é favorável. Temos visto aumento do fluxo de capitais para o país. Várias medidas serão tomadas para incentivar ainda mais o mercado de capitais”, afirmou o ministro, aos investidores e executivos presentes no encontro.

Freitas citou ainda o controle da inflação, a realização de reformas estruturais e a recuperação do emprego, com a criação de 590 mil novos postos desde o início do ano, como exemplos de retomada de solidez das bases da economia brasileira.

Nesta terça-feira, 1º, ele tem encontro com o ministro de Fomento da Espanha, José Luis Ábalos. O objetivo da viagem, que vai até quarta-feira, 2, é apresentar a carteira de projetos do governo federal. O Brasil tem, atualmente, o maior programa do mundo de concessões de ativos de infraestrutura, com projeção de R$ 217 bilhões em investimentos nas próximas décadas.

A secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, acompanha o ministro no roadshow em Madri. A viagem para a Espanha é parte de uma série de encontros no exterior mantida pelo ministro, desde junho. Tarcísio de Freitas já passou por Washington e Nova York, nos Estados Unidos. Em novembro, Oriente Médio e China entram no roteiro.