Missão de Paz
11/06/2005
América do Sul
11/06/2005

Sociedade da Informação

Brasil assina acordo de cooperação com Índia e África do Sul

Durante a 2ª Reunião Ministerial de Ciência e Tecnologia do IBAS – grupo formado pela Índia, Brasil e África do Sul – foi assinada declaração que servirá de base legal para uma futura cooperação trilateral.

Assinaram o documento os ministros da Ciência e Tecnologia do Brasil, Eduardo Campos, da Índia, Kapil Sibal, e da África do Sul, Mosibudi Mangena.

“Este encontro cumpre o papel estratégico de aproximar e consolidar as relações entre nossos países, que, em certo grau, enfrentam problemas semelhantes. A declaração formaliza nosso compromisso político e determina um plano de trabalho que devemos cumprir, contando com o apoio do corpo de cientistas para efetivar as ações”, afirmou o ministro Eduardo Campos.

O documento é resultado do debate realizado durante a 1ª Conferência Regional Ministerial da América Latina e Caribe, que foi realizada no Rio de Janeiro. O encontro serviu de preparação para a Cúpula da Sociedade da Informação, programado para novembro na Tunísia.

O texto formaliza o apoio a projetos científico e tecnológico conjuntos, representando um esforço com vistas a erradicar a pobreza e promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida desses povos.

A cooperação será feita nas áreas de biotecnologia alimentar, bioinformática e ciências agrícolas, energias alternativas, astronomia e astrofísica, meteorologia e mudanças climáticas, oceanografia, conhecimentos tradicionais e tecnologia da informação.

No início das ações, deverão ser concentrados esforços em programas referentes a HIV/AIDS, tuberculose e malária, biotecnologia na saúde e agricultura, nanociências e ciêncais oceanográficas.

A cooperação será feita por meio do intercâmbio de cientistas e informações, organização de seminários e encontros e o desenvolvimento de redes de pesquisa.

Criado em junho de 2003, o Fórum de Diálogo Trilateral Índia-Brasil-África do Sul reúne as três maiores economias do mundo em desenvolvimento nos três continentes, no esforço de realizar uma maior “Cooperação Sul-Sul”.

A primeira reunião do grupo foi realizada em outubro de 2004, em Nova Delhi, onde foram definidas as áreas de cooperação e o reconhecimento da importância da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento dos países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *