Relações Exteriores

Força Aérea Brasileira comprará mais três aviões C
19/05/2014
Assuntos Estratégicos
19/05/2014

Energia

Brasil assina acordo de cooperação tecnológica com a França

Marcelo Rech, especial de Bruxelas

Nesta segunda-feira, 19, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior, Mauro Borges, reuniu-se com a ministra do Comércio Exterior da França, Fleur Pellerin em Paris, com quem assinou um acordo entre empresários brasileiros e franceses para o desenvolvimento de energia solar fotovoltaica.

Ele ressaltou que as relações entre os dois países possibilita parcerias estratégicas e cooperação no setor de tecnologia e lembrou que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo industrializado, com fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar.

Segundo Borges, “o Brasil é privilegiado na geração de biocombustíveis. Também ressalto a competência da Petrobras e a exploração do pré-sal. O governo brasileiro tem todos os instrumentos para viabilizar este acordo. Somos grandes entusiastas da energia fotovoltaica”, afirmou.

Já a ministra Fleur Pellerin ressaltou que este é um setor de excelência na França e abre novos horizontes na relação bilateral. “A parceria é de longo prazo. Espero que o intercâmbio comercial entre os dois países cresça com base no desenvolvimento de energia sustentável”.

Nesta terça-feira, 20, Mauro Borges participa do Fórum Econômico Brasil-França. No encontro, autoridades e líderes empresariais defenderão a conclusão do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia.

Em Bruxelas, autoridades da União Europeia se mostraram reticentes em relação ao acordo, pelo menos para este ano. A paralização do bloco sul-americano por conta da crise venezuelana suscita muitas dúvidas em torno de um acordo que seja aceito por todos os membros de ambos os blocos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *