Defesa

Crime Organizado
09/12/2015
Democracia
09/12/2015

Cooperação

Brasil, Colômbia e Peru construirão navio de proteção da Amazônia

Brasília – Brasil, Colômbia e Peru construirão um navio patrulha para proteger à Amazônia como parte de um projeto de cooperação militar que lhes permita compartilhar tecnologia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 7, em Bogotá, pela Corporação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Indústria Naval, Marítima e Fluvial (Cotecmar).

O acordo “Patrulheiro Amazônico” envolve ainda a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) do Brasil, com a qual se firmou o convênio em julho de 2014, e os Serviços Industriais da Marinha S.A (Sima), do Peru, que se somou ao projeto em novembro.

De acordo com o contra-almirante Jorge Enrique Carreño, presidente da Cotecmar, “assinamos um convênio para desenvolver conjuntamente uma plataforma que proteja à Amazônia que compartilhamos”.  Ele destacou ainda que “este é o primeiro projeto de cooperação militar na região”.

A missão do futuro patrulheiro será justamente a proteção do rio Amazonas que corta os três países. Engenheiros brasileiros, colombianos e peruanos participarão do projeto desde a sua primeira etapa, no entanto, cada país aportará ao projeto, os recursos de acordo com sua capacidade econômica e seus planos de desenvolvimento estratégico, o qeu significa que cada país poderá construir quantos navios quiser.

A Amazônia tem uma extensão calculada de seis milhões de quilômetros quadrados compartilhada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *