Polêmica
28/10/2009
Inteligência: O Futuro da ABIN e do Brasil
28/10/2009

Brasil confia no ingresso da Venezuela

Brasil confia no ingresso da Venezuela

Nesta quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, se reúne para votar o parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que pede a rejeição do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul.

Jereissati só admite mudar seu voto se o presidente Hugo Chávez der garantias de que vai respeitar as normas democráticas previstas.

O governo trabalha para que o parecer contrário seja rejeitado para poder colocar em votação um voto em separado do líder Romero Jucá (PMDB-RR), que aprova o ingresso da Venezuela.

A oposição está certa da derrota. O governo tem maioria na Comissão.

Apesar de não constar da pauta, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), deve colocar em votação um requerimento instituindo uma comissão externa que vá à Caracas para conferir in loco a situação da democracia venezuelana e dos direitos humanos naquele país.

No Planalto, a expectativa é que a decisão final seja tomada pelo Plenário antes do recesso parlamentar, apesar da resistência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), um dos articuladores da vinda ao Brasil do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, inimigo político de Chávez.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que nesta quinta-feira estará na Venezuela, acredita que a decisão brasileira vai influenciar o Congresso paraguaio que também precisa ratificar o Protocolo.

Como o texto foi retirado pelo presidente Fernando Lugo, só poderá ser votado em 2010. Sem maioria, Lugo preferiu não arriscar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *