Brasília, 20 de outubro de 2018 - 21h45

Comércio Exterior

06 de julho de 2016
por: InfoRel

Brasília - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, convidou o Uruguai para uma “grande ofensiva comercial” na África e Irã. Serra esteve em Montevidéu na última terça-feira, 5, quando se reuniu com o presidente Tabaré Vázquez, o chanceler Rodolfo Nin Novoa, e o ministro da Economia, Danilo Astori. A estratégia comercial conjunta foi um dos temas tratados na agenda.



Na oportunidade, José Serra explicou que a aliança Brasil – Uruguai pode beneficiar ambos os países e não terá custo algum para o vizinho. “Temos uma agenda de promoção de exportações no Brasil, que agora abrirá uma possibilidade ao Uruguai de compartilhar esse trabalho, ou seja, onde o Brasil for promover suas exportações, o Uruguai também irá”, afirmou o ministro brasileiro.



Segundo ele, “trata-se de um trabalho de cooperação bilateral e não é possível embarcar neste processo todos os países do MERCOSUL. Pode ser uma aliança interessante e sem custos para o Uruguai”, explicou.



Além deste tema, Serra, Nin Novoa e Astori, também analisaram temas da agenda bilateral como a implementação da hidrovia que vai da Bolívia ao Rio da Prata e por onde são transportadas dez mil toneladas de mercadorias, e o controle e proteção das fronteiras, especialmente quanto ao tráfico de drogas e armas. 


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...