Relações Exteriores

Exército
10/03/2006
Operações Conjuntas
14/03/2006

Rodada de Doha

Brasil defende reunião entre latino-americanos e europeus na OMC

Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o colega guatemalteco Oscar Berger, e afirmou que a reunião da Cúpula América Latina-União Européia, prevista para ocorrer em Viena [Áustria], no mês de maio, será decisiva para um entendimento na Organização Mundial do Comércio [OMC].

Lula revelou que o Brasil trabalha para convencer o maior número de presidentes das duas regiões para que participem da Cúpula de Viena.

”Que todos os presidentes e primeiros-ministros compareçam, para que a gente possa ter parceiros e tomarmos uma decisão política, e favorecer os países que dependem mais da agricultura”, afirmou o presidente.

De acordo com Lula, ”a compreensão que eu tenho é que o acordo da OMC para o fim dos subsídios agrícolas dos países ricos não depende mais de uma reunião técnica. Depende agora, de decisões políticas, e decisões políticas, somos nós os presidentes que temos que tomar”.

O presidente brasileiro sugeriu à Guatemala que atue em conjunto com os demais países centro-americanos, nas negociações da OMC. Segundo ele, ”nessas negociações, Guatemala e Brasil, trabalham juntos no G-20, para mudar o panorama para as suas exportações agrícolas nos mercados dos países ricos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *