Relações Exteriores

Estratégia
12/06/2014
Cooperação
12/06/2014

Crime organizado

Brasil destinará R$ 21 milhões para a segurança na fronteira com a Bolívia

Brasília – Até o fim do ano, Ministério da Justiça irá destinar recursos para a aquisição de uma aeronave, viaturas e outros equipamentos. Este ano, a segurança na fronteira do estado do Mato Grosso com a Bolívia receberá um importante reforço de R$ 21 milhões.

De acordo com o ministério da Justiça, os recursos foram viabilizados por meio do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado há três anos pelo governo federal, e irão reforçar o enfrentamento aos crimes fronteiriços, tais como tráfico de drogas, contrabando, roubo e furto de veículos nas 28 cidades localizadas na fronteira com a Bolívia.

Os novos equipamentos também irão reforçar as ações que o estado do Mato Grosso empreenderá durante os jogos da Copa do Mundo, tais como o reforço no patrulhamento terrestre, aéreo e fluvial nas cidades de fronteira, além de realização de barreiras fixas e barreiras volantes em rodovias e cabriteiras (estradas de difícil acesso) da região.

Desde que foi lançado em 2011, o Plano Estratégico de Fronteiras já desarticulou 65 organizações criminosas e apreendeu 360 toneladas de drogas, 2,2 mil armas e 280 mil munições nas Operações Ágata e Sentinela. As ações são articuladas entre os ministérios da Justiça e da Defesa, forças policiais federais e estaduais, além de outros órgãos federais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *