Agenda

Geopolítica
13/10/2015
Refugiados
13/10/2015

Rio 2016

Brasil deve eliminar visto para Austrália, Canadá, EUA e Japão

Brasília – De olho no fortalecimento do turismo durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o governo brasileiro pretende eliminar a exigência de vistos para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, mesmo que não haja reciprocidade.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, revelou que irá negociar com o Congresso Nacional uma lei permitindo a turistas estrangeiros entrar no Brasil, sem a necessidade de visto para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Ele afirmou que a simples ideia já atraiu o interesse de diversos países.

Inicialmente, a medida visa os turistas dos Estados Unidos, os que mais viajam em Olimpíadas, mas acabou atraindo Austrália, Canadá e Japão. “Já soube que o Canadá quer pegar essa carona com os Estados Unidos. Já tive informações, através das autoridades canadenses, que gostariam de ter essa oportunidade. Há interesse também do Japão e da Austrália. Pode ser que a gente abra (a exceção de visto)”, afirmou.

A proposta para isenção de vistos para norte-americanos foi aprovada pela Câmara dos Deputados, na semana passada, e tramita agora no Senado. “Esse projeto de lei permitirá aos ministérios da Justiça, do Turismo e das Relações Exteriores, por portaria, abrir uma excepcionalidade e retirar a obrigação do visto para esses países nesse período”, afirmou.

Henrique Eduardo Alves revelou ainda que o governo pretende apresentar ao turista dos jogos no Rio de Janeiro outras regiões, enquanto ele se prepara para a competição. “Nós queremos aproveitar a Olimpíada, que é o maior evento do planeta, assistido por 5 bilhões de telespectadores no mundo inteiro, que vai vender mais de 11 milhões de ingressos e que trará ao Brasil mais de 205 países, para agregar a esse evento esportivo o turismo”, explicou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *