Defesa

Mais Médicos
05/02/2014
Gentileza
06/02/2014

Brasil deverá receber o último P-3 modernizado em

Brasil deverá receber o último P-3 modernizado em breve

Brasília – A Força Aérea Brasileira (FAB) deverá receber nos próximos meses o nono P-3 Orion modernizado na Espanha pela Airbus Defense & Space. A empresa já entregou oito aviões, sendo o último no dia 23 de dezembro passado.

Os aviões modernizados em Sevilha foram rebatizados de P-3 AM e a FAB pretende utilizá-los em missões de guerra antisubmarina e vigilância do litoral, especialmente as áreas de produção de petróleo e gás e a zona do pré-sal.

De acordo com a Airbus Defense & Space, os aviões adquiridos dos Estados Unidos receberam o sistema de missão FITS, radar de vigilância marítima EL/M-20-22 V3 de Elta, filial da israelense IAI. Identificador amigo-inimigo (IFF), mostradores de dados para a cabine digitais TopDeck da Thales, comunicações melhoradas e o sistema eletroóptico Star Safire HD da FLIR Systems, além de um sistema de navegação e de gestão de armamento atualizados, motores revisados e sensor de anomalias magnéticas e de processamento de sinais acústicos novos.

A FAB ainda estuda adquirir asas e estabilizadores horizontais novos junto ao fabricante do avião, a Lockheed Martin, considerando a vida útil restante das aeronaves.

Os 12 P-3 Orion foram comprados em 2002 quando estavam estacionados num deserto nos Estados Unidos ao custo de US$ 1 milhão cada. A modernização das aeronaves custou cerca de US$ 400 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *