Relações Exteriores

Aliança Estratégica
03/09/2009
Inteligência terá capítulo na Constituição
03/09/2009

Brasil doa três aviões T-27 Tucano ao Paraguai

Brasil doa três aviões T-27 Tucano ao Paraguai

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei que autoriza o governo brasileiro a doar três aeronaves T-27 Tucano à Força Aérea Paraguaia, no marco do acordo de cooperação mútua entre os dois governos para o combate ao tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais.

De acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o Estado-Maior da Aeronáutica realizou estudo minucioso com a participação do Comando-Geral de Apoio e do Comando-Geral da Força Aérea Paraguaia.

Esse estudo concluiu que a Força Aérea Brasileira dispõe de aeronaves mais avançadas e capazes para o cumprimento das missões que envolvem o controle do Espaço Aéreo, principalmente após o recebimento dos AT-29 que resultou no recolhimento e redistribuição das aeronaves T-27.

Além disso, a Força Aérea Paraguaia já opera com esse modelo e a doação compensa e supera, segundo o ministério da Defesa, os valores monetários que poderiam vir a ser auferidos na venda das aeronaves.

Outro ponto destacado pelo ministério da Defesa diz respeito a vigilância das fronteiras que poderá ser incrementada por meio de medidas de policiamento do espaço aéreo, permitindo maior integração militar.

Na avaliação do MD, “o combate ao tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais é medida fundamental à redução de evasão de divisas e contrabando de armas e drogas, proporcionando a elevação de indicadores sociais; e no campo político, a doação viabilizada, servirá de reforço ao bom relacionamento bilateral entre o Brasil e o Paraguai no contexto sul-americano, inclusive com o fortalecimento do Mercosul”.

As despesas com o traslado dessas aeronaves serão custeadas pelo governo do Paraguai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *