Forças Armadas
05/04/2011
Brasil quer aprofundar relação com a China
05/04/2011

Brasil e Alemanha fortalecem cooperação em Ciência

Brasil e Alemanha fortalecem cooperação em Ciência e Tecnologia

Durante o evento de encerramento do Ano Brasil-Alemanha, nesta segunda-feira, 4, paralelo à Feira Industrial de Hannover, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante e a ministra alemã de Educação e Pesquisa, Annette Schavan, manifestaram intenção de estabelecer um programa bilateral na área científica e tecnológica.

 

A declaração ressalta que o Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/2011 contribuiu para destacar, de forma marcante, os resultados obtidos da histórica cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre a Alemanha e o Brasil, assim como proporcionou novos impulsos às relações bilaterais neste campo.

 

De acordo com o ministério da Ciência e Tecnologia, o Ano fortaleceu a cooperação bilateral em pesquisa e educação, com especial ênfase na promoção da inovação e do desenvolvimento sustentável.

 

Atualmente, mais de 100 projetos conjuntos estão em andamento nas áreas de nanotecnologia e biotecnologia, geociências, ciências sociais e humanidades, tecnologia industrial, tecnologia da informação e das comunicações (TIC), engenharia da produção e pesquisas nas áreas: espacial, de saúde, meio-ambiente, energia e ciências do mar.

 

O Ano Brasil-Alemanha da C,T&I também intensificou de forma significativa a cooperação entre instituições de ensino superior e o intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre os dois países.

 

Na declaração, o Brasil e a Alemanha manifestam sua intenção de estabelecer um programa bilateral para o fomento à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

 

O programa deverá promover e fomentar de maneira continuada a cooperação entre o Brasil e a Alemanha, preferencialmente, em ciência aplicada e inovação tecnológica; sendo financiado em partes iguais pelos dois países.

 

Ambos os governos manifestaram a satisfação pela apresentação, no Brasil, em 2012/2013, da Exposição “Túnel da Ciência”, na intenção de contribuir para a educação e para a difusão e popularização da ciência no País.

 

A parceria resultou ainda na realização da exposição “Olho do Céu”.

 

A mostra é composta por 30 grandes imagens de satélite de várias paisagens da Terra feitas por satélite do Centro Aeroespacial Alemão. A exposição, que passou por Porto Alegre e pelo Rio Janeiro, está na Biblioteca Nacional, em Brasília, onde poderá ser conferida pelo público até o dia 18 de abril.

 

Agenda

 

Nesta terça-feira, 5, Aloizio Mercadante, participou da abertura do fórum empresarial Business Forum Brazil e de um fórum de nanotecnologia.

 

De Hannover, o ministro segue para Hamburgo onde na quarta-feira, 6, visitará o Instituto Desy (sigla em alemão para Deutsches Elektronen-Synchrotron), o instituto de física da Sociedade Helmholtz, quando será avaliada a possibilidade de cooperação com o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS/MCT), de Campinas (SP).

 

Também está prevista uma visita ao European XFEL, uma instalação de pesquisa, atualmente em construção, que irá gerar flashes de raios-X extremamente intensos, para ser usada por pesquisadores de todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *