Relações Exteriores

Agenda Global
22/08/2015
Comércio Exterior
07/09/2015

Diplomacia

Brasil e Argentina buscam solução para crise colombo-venezuelana

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Argentina, Héctor Timerman, se reuniram nesta sexta-feira, 4, em Bogotá, com a chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, com quem discutiram alternativas à crise fronteiriça colombo-venezuelana que entra em seu 17º dia de tensões.

Neste sábado, 5, o destino foi Caracas onde encontraram o vice-presidente venezuelano Jorge Arreaza. De lá, seguiram para a Jamaica, onde se reuniram com o presidente Nicolás Maduro e a chanceler venezuelana Delcy Rodríguez.

De acordo com a chancelaria colombiana, Mauro Vieira e Héctor Timerman viajaram a pedido das presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, com o objetivo de conhecer mais detalhes acerca da situação e expressar a disposição dos dois países em promover o diálogo entre Colômbia e Venezuela.

A informação foi confirmada posteriormente pelos ministérios de Relações Exteriores da Argentina e do Brasil.

Os problemas humanitários e econômicos na fronteira são os que mais preocupam a região. A Argentina já havia coordenado ações com o Uruguai para que a América do Sul tivesse participação na solução da crise, principalmente por meio da UNASUL.

Em Caracas, Timerman e Vieira  enfatizaram a necessidade de a região se unir em torno de uma solução pacífica e negociada para o conflito que já provocou a deportação de mais de 12 mil colombianos do território venezuelano.

Mauro Vieira entregou ainda uma carta da presidente Dilma Rousseff à ministra colombiana, endereçada ao presidente Juan Manuel Santos. O teor da mesma não foi revelado.

Comunicado Conjunto Argentina, Brasil e Venezuela

Caracas, 5 de setembro de 2015

O Senhor Vice-Presidente Executivo da República Bolivariana da Venezuela, Senhor Jorge Arreaza, recebeu os Chanceleres do Brasil, Mauro Vieira, e da Argentina, Héctor Timerman, que foram enviados pelas Presidentas Dilma Rousseff e Cristina Fernández de Kirchner, com o objetivo de conhecer mais de perto a situação na fronteira entre Colômbia e Venezuela e expressar sua disposição de promover um diálogo entre esses dois países. Os dois Chanceleres buscam contribuir para a solução dos problemas humanitários e econômicos na fronteira.

Ademais, informaram ao Senhor Vice-Presidente Executivo sobre a viagem realizada em 4 de setembro a Bogotá, onde se reuniram com a Chanceler da República da Colômbia, María Ángela Holguín, com o mesmo objetivo que tiveram na visita à República Bolivariana da Venezuela.

Os Ministros Mauro Vieira e Héctor Timerman buscam promover e aprofundar o diálogo entre as partes, dada a importância que conferem à unidade da região e à solução pacífica e negociada das controvérsias.

No dia de hoje, convidados pelo Presidente Nicolás Maduro e pela Chanceler Delcy Rodríguez, os Chanceleres viajam à Jamaica para continuar com o tratamento do tema.

Caracas, 5 de setembro de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *