Defesa

Declaração Conjunta: Brasil – México
02/04/2007
Presidente do Equador será recebido no Senado
02/04/2007

Brasil e Argentina planejam operação militar

Brasil e Argentina planejam operação militar

O Comando da Aeronáutica informou que equipes das Forças Aérea do Brasil e da Argentina reuniram-se em Buenos Aires para os planejamentos iniciais da Operação Prata V, um exercício militar binacional que será realizado na região da fronteira entre esses dois países, no mês de junho.

“É muito importante manter essa relação com o Brasil para se aprimorar a capacidade de identificação de vôos irregulares na fronteira”, afirmou o Comodoro Mayor Marcelo Ayerdi, chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Aéreas da Força Aérea Argentina.

Segundo ele, “essa interação com o Brasil visa aumentar a fluidez entre ambos os países para o controle do tráfego aéreo”.

O Brigadeiro Gerson Machado de Oliveira, Chefe do Centro de Comando e Controle de Operações Aéreas (CCCOA) da Força Aérea Brasileira (FAB), explicou que esse treinamento baseia-se em um acordo de cooperação firmado entre os dois países e em vigência desde julho do ano passado.

“O objetivo do exercício é o de aprimorar as ações de vigilância integrada nas fronteiras visando à manutenção da soberania na região”, ressaltou o Brigadeiro Machado.

O Comando da Aeronáutica informou que o exercício consistirá em simulações de incursão de tráfegos aéreos irregulares entre os dois países e conseqüente acionamento de seus aviões de defesa aérea. As ações de interceptação estarão integradas de tal forma que permitirão que os tráfegos irregulares sejam acompanhados por aeronaves de defesa brasileiras e argentinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *