Brasília, 20 de outubro de 2018 - 21h49

Gripen NG

06 de julho de 2016
por: InfoRel

Brasília - Os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Argentina, Julio Martínez, discutiram nesta segunda-feira, 4, a possibilidade de os dois países construírem aviões de caça em conjunto numa parceria que envolveria a brasileira Embraer.



De acordo com Martínez, Brasil e Argentina já negociam para trabalhar juntos na fabricação binacional do caça Gripen NG, mediante a produção de componentes pela Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA), como já ocorre com o cargueiro KC-390.



O ministro da Defesa da Argentina destacou seu “especial interesse por participar deste projeto” e manifestou que “junto à autoridades da Força Aérea Argentina se avaliou a possibilidade de incorporar estas aeronaves à frota nacional, ante a ausência de aviões supersônicos”. Ele acredita ainda que os dois países poderão aprofundar a cooperação em matéria de indústria aeronáutica a partir desta parceria.



Agenda de Defesa



As comitivas brasileira e argentina discutiram ainda sobre a participação em missões de paz, programas antárticos e no controle e monitoramento de fronteiras. Para Raul Jungmann, “a Argentina é um dos principais parceiros políticos e econômicos do Brasil e devem trabalhar para reforçar os vínculos estratégicos”. 


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...