Cooperação
19/05/2005
Habitação
19/05/2005

Diplomacia

Brasil e Argentina repassam agenda e vão tentar diminuir tensões

O ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Rafael Bielsa, atendendo convite do chanceler brasileiro Celso Amorim, realiza visita de trabalho à Brasília nesta sexta-feira.

Depois de uma sucessão de críticas dos argentinos à postura do Brasil em relação a integração regional, os dois ministros vão repassar os temas da agenda bilateral e pretendem chegar a um acordo que ponha fim as tensões diplomáticas.

Para o Brasil, as relações com a Argentina são estratégicas para o futuro do Mercosul e da consolidação da Comunidade Sul-Americana de Nações. O próprio Bielsa deu declarações questionando a postura brasileira em relação aos vizinhos.

A visita foi acertada durante a realização da Cúpula América do Sul – Países Árabes, quando o presidente Nestor Kirchner foi embora antes do encerramento do encontro.

Rafael Bielsa chegou à Brasília na noite desta quinta-feira. Nesta sexta-feira, ele tem reunião de trabalho com o ministro Celso Amorim, às 11h30, no Palácio Itamaraty.

Às 12h45, Bielsa será condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Às 14h30, os dos ministros concedem entrevista coletiva e às 16h30, os têm audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O chanceler argentino retorna a Buenos Aires no final da tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *