Brasil e Rússia incrementam cooperação espacial
20/07/2009
Itaipu: Brasil aguarda resposta do Paraguai
21/07/2009

Brasil e Bolívia constroem ponte da integração

Brasil e Bolívia constroem ponte da integração

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado Federal, aprovou o Projeto de Decreto Legislativo que dispõe sobre a construção da ponte internacional sobre o igarapé Rapirrã entre as cidades de Plácido de Castro, no Acre, e Montevideo, na Bolívia.

O texto já aprovado pela Câmara dos Deputados será votado em Plenário após o recesso parlamentar, em agosto.

A construção da ponte entre os dois países pretende pôr fim à precária conexão rodoviária existente na região.

O Ministério Público chegou a recomendar a destruição da estrada devido à falta de fiscalização da Polícia Federal e da Receita Federal, o que estaria permitindo o trânsito ilegal de pessoas e mercadorias.

De acordo com o ministério das Relações Exteriores, o Brasil arcará com os custos decorrentes da elaboração dos estudos e projetos de engenharia e da construção da ponte.

À Bolívia cabe a responsabilidade pelo acesso à ponte e às obras complementares, além das desapropriações necessárias.

Também será criada uma Comissão Mista brasileiro-boliviana para acompanhar o planejamento e execução das obras.

Pelo lado brasileiro, participarão do projeto o Itamaraty, o ministério dos Transportes, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), e o governo do Acre.

O acordo, informa o ministério das Relações Exteriores, está inserido no âmbito da Iniciativa para a Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), que realizou 75 estudos e identificou 189 projetos, no montante de US$ 17 bilhões.

Até fevereiro de 2007, apenas dez dos 29 empreendimentos de infra-estrutura selecionados pelos presidentes sul-americanos como prioritários, estavam em execução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *