Agenda

Política
04/02/2016
Corrupção
04/02/2016

Infraestrutura Regional

Brasil e Bolívia discutirão como viabilizar construção do trem bioceânico

Brasília – Os governos do Brasil e da Bolívia acertaram reunir-se no nível técnico entre 22 e 26 de fevereiro em La Paz, para discutir como viabilizar a construção do trem bioceânico que ligará o porto de Santos (SP) ao Pacífico, passando pelo Peru. A informação foi confirmada pelo ministro de Planejamento do Desenvolvimento, daquele país, René Orellana.

Segundo ele, as equipes iniciarão o processo por meio de um estudo de viabilidade técnica e econômica. “Entre os dias 22 e 26 de fevereiro na Bolívia, vamos reunir técnicos de ferrovias dos dois países que darão início aos trabalhos sobre o projeto do trem bioceânico, para analisar o estudo financeiro, econômico e de facilitação do que será a construção do trem”, afirmou Orellana.

Ele confirmou que o Peru também já trabalha para somar-se ao projeto e abriu um processo de licitação para conhecer quem poderia investir nas obras. O Brasil irá analisar a proposta e levantar os custos da operação. Um grupo de trabalho bilateral será formado para que o projeto possa avançar como desajam os governos brasileiro e boliviano.

Segundo René Orellana, “o tema da infraestrutura, a integração em rodovias e em ferrovias, é fundamental. Este projeto do trem bioceânico é sumamente importante para o presidente Evo Morales”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *