Defesa

Liga Árabe irá investigar morte de Yasser Arafat
23/07/2012
Bolívia ameaça Judiciário se emite salvo-conduto p
23/07/2012

BolBra II

Brasil e Bolívia realizam exercícios militares de combate ao narcotráfico

Brasília – Neste domingo, 22, militares brasileiros e bolivianos iniciaram uma série de exercícios aéreos combinados com o objetivo de fortalecer a luta contra o narcotráfico nas regiões fronteiriças. As operações serão concentradas entre Puerto Suarez, na Bolívia, e Campo Grande, no Brasil.

Durante cinco dias, a Operação BolBra II terá o apoio de cinco aeronaves e a participação de efetivos de ambos os países.

A operação de “vigilância, detecção, identificação e interceptação de voos regulares” foi confirmada mesmo em meio à polêmica diplomática desatada pelo refúgio na embaixada brasileira de um senador boliviano de oposição.

De acordo com a Força Aérea da Bolívia, os exercícios pretendem colocar em prática, medidas de patrulhamento aéreo, seguindo as normas binacionais que permitem o cruzamento das respectivas fronteiras.

Na oportunidade, serão empregados os meios aéreos e de vigilância e o controle aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). As duas forças aéreas querem melhorar a coordenação para a execução de operações reais no futuro.

A Embaixada do Brasil em La Paz informou que “a BolBra II representa um novo paradigma para a coordenação entre os dois países no que concerne ao controle do espaço aéreo e de fronteiras, que fortalece os esforços conjuntos na luta contra o narcotráfico e as relações profissionais entre as forças aéreas do Brasil e da Bolívia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *