Agenda

Integração Militar
27/03/2012
Carro diplomático dos EUA transporta armas na Bolí
29/03/2012

BolBra II

Brasil e Bolívia realizarão exercícios aéreos de combate ao narcotráfico

Brasília – Nesta quarta-feira, 28, comandantes militares do Brasil e da Bolívia, iniciaram o planejamento estratégico para a realização da Operação BolBra II, um exercício aéreo de combate ao narcotráfico, como prevê acordo assinado pelos dois países em outubro de 2011.

Os exercícios aéreos pretendem dotar a Bolívia de maior controle do seu espaço aéreo próximo às fronteiras.

De acordo com a embaixada do Brasil em La Paz, a Operação BolBra II será realizada em junho e incluirá planejamento, coordenação, comando e controle de operações binacionais, exercícios de missões típicas de aviação de caça e a execução do protocolo de intercâmbio de informações sobre o tráfico de ilícitos.

Para o governo brasileiro, a operação “representa um novo paradigma para a coordenação entre os dois países” no controle do espaço aéreo e das fronteiras, que fortalecerá “os esforços conjuntos de luta contra o narcotráfico e as relações profissionais” entre os militares de ambos países.

A Operação BolBra II foi discutida em La Paz pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, em outubro de 2011.

Em janeiro de 2012, Bolívia, Brasil e Estados Unidos assinaram um acordo para monitorar a erradicação dos plantios de coca.

A Bolívia é o terceiro maior produtor mundial de coca e cocaína, atrás apenas de Colômbia e Peru. O país também é o principal distribuidor da droga para a América do Sul, segundo informações das Nações Unidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *