Defesa

Mundo Árabe
24/02/2012
Brasil e Colômbia discutem logística para resgate
29/02/2012

Atlântico Sul

Brasil e Cabo Verde terão cooperação em Defesa

Brasília – O Comandante da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto, desembarcou nesta quarta-feira, 29, em Praia, Cabo Verde, para uma visita oficial que vai até a próxima sexta-feira, 2. Na oportunidade, será firmado um acordo de cooperação técnico-militar. O Brasil também irá fornecer o fardamento à Guarda Costeira de Cabo Verde.

Moura Neto visitará as instalações da Guarda Costeira daquele país na Ilha de São Vicente e terá reuniões com o ministro da Defesa de Cabo Verde, Jorge Tolentino, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Coronel Alberto Fernandes.

Os dois países discutem a cooperação em Defesa no momento em que Cabo Verde busca financiamento para modernizar e reforçar as frotas naval e aérea.

Brasil e Cabo Verde já iniciaram as discussões que podem envolver o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e empresas brasileiras como fornecedoras de equipamentos e tecnologia.

Ainda no primeiro semestre, o ministro da Defesa de Cabo Verde deverá vir à Brasília para tratar dos detalhes da cooperação com seu homólogo brasileiro, Celso Amorim.

Missão empresarial

Entre os dias 19 e 26 de abril, cerca de 20 empresários cearenses realizarão uma missão de prospecção de negócios em Cabo Verde. O principal objetivo é aproximar as alfândegas dos dois países.

Os empresários brasileiros querem conhecer a dinâmica dos negócios em Cabo Verde e sua relação com a costa africana, bem como os incentivos no âmbito da Zona Franca de Cabo Verde.

Além dos empresários, integrantes da Companhia Docas do Ceará, da Comissão de Comércio Exterior do estado, das câmaras de comércio Brasil – Portugal e Brasil – Angola, do SEBRAE e da Federação das Indústrias do Ceará, cumprirão agenda naquele país neste período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *