Relações Exteriores

Crise Política
15/03/2014
MONUSCO
15/03/2014

Assuntos Estratégicos

Brasil e Canadá firmam acordo de cooperação espacial

Brasília – Nesta segunda-feira, 17, as agências espaciais do Brasil (AEB) e do Canadá (CSA) firmam cooperação com um programa de formação de profissionais e estudantes qualificados em disciplinas relacionadas ao espaço por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

De acordo com a AEB, a assinatura do documento será feita pelos presidentes da agência brasileira, José Raimundo Coelho, e da CSA, Luc Brûlé, na abertura do evento “Missão Espacial Canadense ao Brasil”, que se realizará no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

O objetivo dessa cooperação é intensificar a colaboração entre as duas agências dentro de missões e projetos na área espacial, a fim de avançar seus conhecimentos em áreas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no domínio espacial.

Desta forma, a cooperação prevê o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, estagiários, engenheiros, tecnólogos, gestores e juristas, em instituições acadêmicas, científicas e industriais de alto nível, identificadas em comum acordo, assim como em programas de treinamento e estudos de graduação, especialização, doutorado e pós-doutorado.

Negócios

Da programação da Missão Espacial, que será concluída na terça-feira, 18, constam três painéis e várias palestras, além de um encontro de negócios entre representantes de empresas do setor aeroespacial brasileiro e canadense.

O primeiro painel, mediado pelo diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel Veras, tem como tema “Aplicações de Tecnologia Espacial para o Desenvolvimento Social e Econômico”.

O segundo, com a mediação de William Mackey, conselheiro da CSA, tratará das “Iniciativas Conjuntas entre Brasil e Canadá para a Construção de Capacitação em Tecnologias Espaciais”. Ambas as atividades ocorrem no primeiro dia do evento.

O terceiro painel, marcado para a manhã do dia 18, tem como tema “Setor Privado Espacial Brasil-Canadá para a Construção de Parcerias de Sucesso”, com mediação do diretor Técnico de Operações do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Elso Alberti Júnior, e de David McCabe, gerente geral do Grupo de Desenvolvimento da Missão.

Alcântara lança primeiro foguete do ano

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na tarde desta quarta-feira, 12, o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), parte das atividades da Operação Falcão I/2014. Esse foi o primeiro lançamento do ano.

O objetivo da operação é manter a operacionalidade das equipes do Centro e testar todos os meios (antenas, radares, servidores, sistemas, softwares) que operam nos voos dos veículos lançados a partir de Alcântara.

Além disso, são coletados dados para a certificação e qualificação do veículo junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão responsável pela observação e normatização de parâmetros técnicos dos veículos espaciais lançados no país, subordinado ao Comando da Aeronáutica.

De acordo com a Aeronáutica, durante o voo iniciado às 13 horas (horário de Brasília), o veículo seguiu a trajetória prevista do disparo até sua queda no Oceano Atlântico. Ao todo, durou dois minutos e 46 segundos e o veículo percorreu 15,76 quilômetros em linha reta até o impacto na área prevista. O FTB alcançou 32,04 quilômetros de altitude máxima (apogeu) em 77 segundos de voo.

A Operação Falcão I/2014 é realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e pela Agência Espacial Brasileira por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A atividade contou com o apoio da Marinha, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *