Democracia
20/04/2013
Dissuasão
20/04/2013

Brasil é chamado a assumir liderança regional

Brasil é chamado a assumir liderança regional

São Paulo – O ex-presidente do Uruguai e provável candidato da Frente Ampla à sucessão de José Pepe Mújica, Tabaré Vázquez, afirmou nesta sexta-feira, 19, em São Paulo, que o Brasil deve assumir para si a responsabilidade pela liderança política regional.

Segundo ele, o Brasil deve assumir esta posição por ser o maior país da região, o mais populoso e o mais forte econômica e politicamente. Ele admitiu que esta liderança cobra custos imediatos com resultados eventuais.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por sua vez, afirmou que o papel de líder do Brasil encolheu nos últimos anos e que o governo e a diplomacia brasileira precisam adotar uma visão de futuro.

Para Tabaré Vázquez, esta é a única forma de o Brasil consolidar-se como um global player. Na sua avaliação, o país não exerceu até hoje uma liderança consistente principalmente no âmbito do Mercosul.

Ele criticou ainda a multiplicação de organismos e mecanismos de concertação política criados na região como a Unasul e a CELAC, por exemplo. De acordo com Tabaré Vázquez, nenhum deles assegurou a governança regional necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *