Relações Exteriores

Inteligência e Planejamento – Uma Interação
18/02/2010
Brasil pode resgatar reféns das Farc
18/02/2010

Brasil e Chile buscam sintonia política

Brasil e Chile buscam sintonia política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá analisar no próximo dia 22, uma proposta de parceria com o Chile para a reconstrução do Haiti.

 

Ele terá um encontro com o presidente eleito Sebastián Piñera, em Cancún, quando os chefes de Estado do Grupo do Rio se reúnem para discutir este e outros assuntos regionais.

 

Brasil e Chile querem o apoio dos países próximos ao Haiti para que uma sede do governo local seja instalada em Porto Príncipe.

 

O Palácio Nacional e outros 13 edifícios que abrigavam os ministérios foram completamente destruídos com o terremoto de 12 de janeiro.

 

O ministro Celso Amorim discutiu o assunto em Santiago com o atual chanceler Mariano Fernández e o futuro ministro de Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno.

 

Amorim também esteve com Piñera que deseja incrementar as relações bilaterais com o Brasil.

 

Nesta quarta-feira, o governo confirmou a presença de Lula na posse de Piñera em 11 de março. O chileno deve vir ao Brasil em sua primeira viagem ao exterior como presidente do país.

 

O Brasil pretende ampliar as relações comerciais e políticas com o Chile, deixando de lado o fato de Sebastián Piñera pertencer à direita chilena.

 

Comissão Bilateral

 

Criada em 30 de julho do ano passado, a Comissão Bilateral Brasil – Chile foi instalada na semana passada em Santiago.

 

Este será o principal mecanismo de diálogo e cooperação bilateral e se reunirá anualmente sob a coordenação dos respectivos chanceleres.

 

A Comissão vai coordenar os mecanismos de consultas políticas, multilaterais, parlamentares, em matéria de Defesa, comércio, integração física, drogas, energia, cultura, ciência e tecnologia, trabalho, agricultura, promoção comercial, e entre autoridades aeronáuticas e marítimas.

 

A atuação da Comissão Bilateral está pautada no aprofundamento do diálogo político sobre temas de interesse bilateral, regional e multilateral, no estabelecimento de um programa de trabalho para consolidar a relação estratégica entre os dois países, e na promoção do aumento do fluxo de comércio e investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *