Agenda

Geopolítica
22/09/2016
Cooperação Científica
23/09/2016

Cooperação Científica

Brasil e Chile lançam concurso para pesquisar envelhecimento populacional

Brasília – Brasil e Chile por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (CONICYT), abriram inscrições para o concurso que irá pesquisar o envelhecimento populacional.

O concurso está dirigido a grupos de pesquisadores com experiência na área de envelhecimento, residentes no Chile em conjunto com pesquisadores do Brasil. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e o seu entorno. Além disso, a pesquisa permitirá a formulação de políticas públicas destinadas ao setor. As inscrições vão até 26 de setembro.

Este concurso é parte do Acordo de Cooperação entre o CNPq e a CONICYT, firmado em 2015, pelo qual Brasil e Chile se comprometeram a desenvolver e fortalecer a sua cooperação em matéria de ciência, tecnologia e inovação.

De acordo com o diretor do Programa de Cooperação Internacional do CONICYT, Rodrigo Monsalve, a temática deste concurso “está baseada nas perspectivas demográficas de ambos os países até 2050 e na necessidade de apoiar este cenário. Por isso, financiaremos exclusivamente projetos binacionais que também promovam a formação de pesquisadores chilenos e brasileiros”, explicou.

O financiamento dos projetos será dividido. O CONICYT pagará pelas atividades dos chilenos enquanto o CNPq custeará as despesas dos brasileiros. Os valores são os mesmos, US$ 150 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *