Brasil

Cooperação
13/06/2014
Cooperação
16/06/2014

Ditadura

Brasil e Chile querem esclarecer crimes graves contra os direitos humanos

Brasília – As presidentes do Brasil e do Chile, Dilma Rousseff e Michele Bachelet, se reuniram nesta quinta-feira, 12, em Brasília para firmar um memorando de entendimento em que os dois países se comprometem a cooperação para o esclarecimento de crimes graves cometidos pelas respectivas ditaduras militares nos anos 70.

Rousseff e Bachelet tiveram uma rápida reunião e seguirão juntas para São Paulo onde acompanharam as cerimônias de abertura do Mundial de Futebol. Nesta sexta, a chilena acompanhada por uma comitiva de 50 pessoas, estará em Cuiabá (MS) para assistir a estreia do Chile na Copa contra a Austrália.

A viagem de Bachelet ao Brasil tem sido muito criticada no país que atravessa um momento complicado com muitas inundações e nevascas. Além disso, há poucas semanas um incêndio devastou Valparaíso e uma série de terremotos atingiu o norte do Chile.

No documento assinado, as autoridades dos dois países se comprometem a intercambiar documentos e informações. Os chilenos afirmam possuir muito material sobre brasileiros presos durante a crise que resultou na queda e morte de Salvador Allende em 1970 e ascensão ao poder do general Augusto Pinochet.

Confira a íntegra do documento em: http://www.inforel.org/noticias/noticia.php?not_id=5849&tipo=2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *