Defesa

Reaparelhamento: Marinha reúne indústria de Defesa
24/10/2009
Mercosul
24/10/2009

Brasil e Chile têm acordo de cooperação em Defesa

Brasil e Chile têm acordo de cooperação em Defesa

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado Federal, aprovou o acordo de cooperação em matéria de Defesa, firmado entre Brasil e Chile em 2007.

O texto prevê a cooperação, com ênfase nas áreas de investigação e desenvolvimento, apoio logístico, aquisição e obtenção de equipamentos e serviços de defesa.

Também deverão ser implementados os intercâmbios operacionais e ampliadas as atividades combinadas de instrução, treinamento e exercícios.

Um capítulo especial diz que os dois países pretendem intensificar o intercâmbio e a capacitação na área de Operações de Paz.

A cooperação incluirá visitas mútuas de delegações de alto nível, intercâmbio entre as instituições de ensino e pesquisas em defesa, visitas de navios e aeronaves militares, implementação de programas e projetos de aplicação de tecnologias de defesa, com a participação de entidades militares e civis de interesse estratégico.

Operação Salitre

Até o próximo dia 30, as forças aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e França, participam da Operação Salitre II, no Chile. Cerca de dois mil militares estão envolvidos nos exercícios.

Observadores da Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela também participam.

De acordo com informações da Força Aérea do Chile, as manobras contribuem com o fortalecimento da confiança regional e o aprimoramento das ações combinadas, principalmente em relação às operações de paz.

Participam dos exercícios, caças F-15, jatos de ataque A1, da FAB, Mirage 2000C, da França, A4 Skyhawk, da Argentina, F-16 AM, F-16C e F-5E, do Chile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *