Brasília, 15 de setembro de 2019 - 10h13
Brasil e China discutem cooperação em Defesa

Brasil e China discutem cooperação em Defesa

10 de setembro de 2019 - 12:37:31
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Na sexta-feira, 6, os ministros da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo, e da China, Wei Fenghe, discutiram as possibilidades de cooperação entre as respectivas Forças Armadas, com a participação dos comandantes da Marinha, Almirante Ilques Barbosa; do Exército, General Edson Leal Pujol, e da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez. Azevedo destacou que as relações em Defesa com o principal parceiro econômico do Brasil precisam ser estreitadas.

“Apesar da distância geográfica, a China e o Brasil são bons parceiros e também bons amigos. Possuímos boa relação de cooperação”, disse o General Wei Fenghe que esteve no Brasil pela primeira vez. Ele aproveitou a oportunidade para convidar o ministro brasileiro a participar de dois fóruns de discussão de Defesa que ocorrerão naquele país: um em outubro e outro no próximo ano.

No encontro, as parcerias na parte de satélites entre os dois países foram citadas por Fernando Azevedo, com ênfase na área de cobertura ambiental. Outro ponto de destaque foi o significado da Base Industrial de Defesa (BID), setor “estratégico”, ao país, de acordo com Azevedo.

Wei Fenghe também convidou o homólogo do Brasil para abertura dos 7º Jogos Mundiais Militares, que ocorrerão em outubro, na China, e avaliou a reunião como produtiva. “Concordamos integralmente de que vamos continuar a aprofundar e concretizar a cooperação pragmática entre as duas partes”, finalizou.

Também participaram do diálogo o Secretário-Geral do MD, Almirante Almir Garnier Santos; o Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Degaut; o Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming; o Vice-chefe do Estado Maior Conjunto do Conselho Nacional da China, Major Brigadeiro Chang Dingqiu; entre outras autoridades.