Brasília, 17 de outubro de 2018 - 12h18

Parceria Estratégica

19 de maio de 2012
por: InfoRel

Brasília - O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, se reuniu nesta quarta-feira, 16, com o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, para discutir o Plano Decenal de Cooperação (2012-2021), que deverá ser assinado em junho pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao e a presidente Dilma Rousseff.



Jiabao conversou com a presidente brasileira na última quinta-feira, 17, e confirmou a disposição da China em trabalhar com o Brasil para ampliar a associação estratégica bilateral e aprofundar as relações com os demais países latino-americanos.



Os dois devem encontrar-se à margem da Conferência Rio+20. O Plano Decenal de Cooperação foi acertado por ambos durante visita da presidente brasileira à China, em abril do ano passado.



Marco Antonio Raupp considera importante elevar e aprofundar o nível das parcerias a partir de uma maior integração das empresas dos dois países.



Segundo ele, "o envolvimento das empresas na área de pesquisa e desenvolvimento é importante para o Brasil e a China, principalmente, nos setores espacial e de nanotecnologia".



O embaixador da China informou que a intenção do país é compartilhar experiências e criar um novo sistema de ciência e tecnologia com a participação das empresas. "Um sistema inovador integrado de produção e pesquisa, com cooperação de laboratórios mistos", afirmou.



Li Jinzhang elogiou ainda os avanços tecnológicos brasileiros na área de energia, comentando que a parceria sino-brasileira deve ser aprofundada para o desenvolvimento do potencial brasileiro na produção de energias renováveis, como solar, eólica e de biomassa. O setor foi ressaltado como uma vertente interessante na relação entre os dois países.



De acordo com o MCTI, a intenção é que o Plano Decenal de Cooperação seja também incorporado ao Plano de Ação Conjunta 2010-2014 (PAC), cujo escopo abrange as áreas incomuns da agenda sino-brasileira. A vigência do plano de ação seria, então, estendida até 2021.


Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...