Relações Exteriores

Brasil cobra apoio dos EUA para reforma da ONU
09/11/2010
Comunicado Conjunto Brasil-México
09/11/2010

Brasil e China firmam parceria em biotecnologia

Brasil e China firmam parceria em biotecnologia

Os governos do Brasil e da China firmaram parceria nesta segunda-feira, 8, para desenvolver pesquisas em organismos geneticamente modificados, de modo a possibilitar ganhos de produtividade agrícola nos dois países.

A informação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, que se reuniu em Brasília com o ministro chinês da Agricultura, Han Changfu.

Segundo Rossi, o trabalho de pesquisa ficará a cargo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Academia de Ciências Agrícolas da China.

O ministro afirmou que os dois países têm forte potencial agrícola e que “existem muitos pontos de convergência nos dois sentidos”. Como a China já é o principal protagonista do comércio exterior brasileiro, “existem nichos de interesse da atividade privada que podem render muito mais ainda”, explicou.

Além disso, os chineses demonstraram interesse em intensificar o intercâmbio de informações, com destaque em biotecnologia e agroenergia, por reconhecerem a excelência das pesquisas da Embrapa.

Eles também acreditam que quem desenvolve produtos geneticamente modificados tem mais poder no comércio internacional do agronegócio, e Brasil e China lideram as pesquisas mundiais nessa área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *