Agência Espacial Brasileira busca cooperação com a
28/03/2011
Brasil elogia governo da Bolívia por progressos na
28/03/2011

Brasil e China realizam testes com CBERS 3

Brasil e China realizam testes com CBERS 3

Entre os dias 18 e 25 de março, especialistas brasileiros e chineses realizaram testes de compatibilidade eletromagnética entre o satélite CBERS 3 e a estação de recepção e gravação de imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cuiabá (MT).

Neste período, foi verificada a comunicação entre os equipamentos dos subsistemas transmissores de dados do satélite e o software do sistema de ingestão e gravação instalado na estação.

O Programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) é mantido em parceria do INPE com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST).

O CBERS 3 será o quarto satélite a ser lançado pelo programa que deu ao Brasil o domínio da tecnologia para o fornecimento de dados de sensoriamento remoto.

Os testes realizados em Cuiabá são importantes não somente para garantir a recepção das imagens, mas também para a verificação da correta decodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitidos junto a elas, tais como os dados de telemetria das câmeras e os dados de órbita e atitude.

Agora, testes semelhantes serão realizados em uma estação de recepção de imagens na China.

Os testes envolveram os subsistemas transmissores de dados brasileiro (MWT) e chinês (PIT). As imagens previamente gravadas das câmeras brasileiras Multi-espectral (MUXCam) e Imageadora de Amplo Campo de Visada (WFI) e das câmeras chinesas Imageador de Média Resolução (IRS) e de alta resolução PANMux são injetadas nos subsistemas MWT e PIT e transmitidas simultaneamente via antenas para a estação.

Após a recepção e a demodulação, são realizadas a descompressão, decodificação e visualização em tempo real destas imagens.

Os dados recebidos devem ser idênticos aos dados enviados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *