Brasil

Compras militares
25/04/2015
Educação
25/04/2015

Negócios

Brasil e Coreia avançam na facilitação do comércio bilateral

Brasília – Brasil e Coreia, por meio dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Comércio, Indústria e Energia (MOTIE, na sigla em inglês) assinaram nesta sexta-feira, 24, dois memorandos de entendimento com foco na facilitação do comércio e na promoção de investimento e cooperação entre pequenas e médias empresas.

Coube a Ivan Ramalho, ministro interino da pasta brasileira, assinar os documentos com o titular coreano, Yoon Sang-jick, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença das presidentes Dilma Rousseff e Park Geun-hye.

Um dos documentos estabelece esforço conjunto de Brasil e Coreia no incentivo ao uso de guichês únicos de comércio exterior e à promoção do comércio sem papel. Na avaliação da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, a automatização de processos colabora para a facilitação das exportações e o aumento do volume exportado pelo setor privado, criando ambiente amigável para o comércio exterior.

Em abril de 2014, a Secex lançou o Portal Único de Comércio Exterior do Brasil, ferramenta que segue em linha com a política de single window, já utilizada por muitos países. O Portal unifica processos para a realização de operações de exportação e importação em uma única plataforma.

O memorando prevê ainda que técnicos dos dois países promoverão o compartilhamento de conhecimento, no que diz respeito à infraestrutura nacional coreana de comércio sem papel (Sistema “uTradeHUB”) e brasileira do Portal Único.

Micro e pequenas empresas

O fomento às micro e pequenas empresas também entrou na agenda bilateral. Duas pastas do Brasil e duas da Coreia vão assinar um memorando de entendimento com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e a promoção de empresas de micro e pequeno portes dos setores de comércio, serviço e indústria.

Além do MDIC e MOTIE, participam da assinatura deste documento a Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas e a entidade coreana que administra micro e pequenas empresas (The Small and Medium Business Administration of the Republic of Korea).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *