Câmara deve votar tratados de Itaipu e UNASUL
04/04/2011
Missão agropecuária brasileira vai à China
04/04/2011

Brasil e Costa Rica negociam acordos aeroespacial

Brasil e Costa Rica negociam acordos aeroespacial e em biotecnologia

Brasil e Costa Rica discutiram nesta segunda-feira, 4, em Brasília, a assinatura de acordos nas áreas de energia, saúde, educação, aeroespacial e biotecnologia.

Representantes do governo e da embaixada da Costa Rica, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) iniciaram as negociações para futuros convênios nos setores de produção de biodiesel, capacitação de recursos humanos e lançamento de satélites meteorológicos.

Participaram do encontro o ministro em exercício, Luiz Antonio Elias; o coordenador geral de Tecnologias Setoriais, Adriano Duarte; a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Carmem Lídia Moura; e o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Thyrso Villela.

O ministro em exercício destacou as parcerias nas áreas de saúde e biotecnologia e reconheceu a possibilidade de os dois países desenvolverem projetos conjuntos em engenharia genética e bicombustíveis.

Segundo Luiz Antonio Elias, “o governo brasileiro está plenamente aberto para abrir essa cadeia de negociações”. O secretário ressaltou ainda as redes de pesquisa do País nas áreas de etanol de segunda geração, petróleo e energias alternativas.

O Programa de Cooperação Brasil – Costa Rica possui como marco jurídico o Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica, em vigor desde 29 de novembro de 1999.

A Costa Rica, assim como o Brasil, é um país rico em biodiversidade e faz parte do grupo dos países megadiversos e do grupo de países latino-americanos e do Caribe.

Em 2008, o governo da Costa Rica manifestou interesse em firmar acordo mais amplo na área de ciência e tecnologia com o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *