Agenda

UNASUL criará Observatório do Narcotráfico
20/11/2011
Peru aprofunda relação estratégica com a Coréia do
20/11/2011

Brasil e Estados Unidos vão controlar cultivos de

Brasil e Estados Unidos vão controlar cultivos de coca na Bolívia

Brasília – Bolívia, Brasil e Estados Unidos irão realizar um controle conjunto e contínuo dos cultivos de coca no país andino. Os Estados Unidos proverão equipamentos e o Brasil, o apoio logístico para a erradicação das plantações.

O acordo trilateral permitirá implementar um novo método de avaliação dos plantios e da erradicação em La Paz e Cochabamba. O monitoramento será diário e não mais manual.

A Força Tarefa Conjunta que atua em terra será apoiada por imagens de satélites. As autoridades terão dados e informações em tempo real.

Além disso, serão intensificadas as operações de controle do tráfico de drogas na fronteira com o Brasil e, posteriormente, com Chile, Peru e Argentina.

O Brasil disponibilizará Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) que realizarão vôos em toda a fronteira com a Bolívia.

Em conjunto com os países da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), a Bolívia quer atuar em cinco linhas de ações contra as drogas: redução da demanda, desenvolvimento alternativo, redução da oferta, controle e lavagem de dinheiro.

La Paz assegurou que os Estados Unidos irão participar deste esforço apenas com a dotação de equipamentos e tecnologia satelital. Não haverá participação norte-americana em operações na Bolívia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *