Relações Exteriores

Amorim debate comércio nos Estados Unidos e França
24/06/2009
Brasil e Colômbia realizam reunião da Comissão de
24/06/2009

Brasil e Filipinas firmam cooperação em energia

Brasil e Filipinas firmam cooperação em energia

A presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, está Brasília acompanhada dos ministros de Relações Exteriores, Agricultura, Comércio, Energia, Desenvolvimento Social e Imprensa, além da presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado filipino.

Nesta quarta-feira, Gloria Arroyo será recebida pelo presidente Lula e pelos presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.

Ela também manterá encontro com o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, para conhecer as políticas brasileiras de inclusão social, e com a direção da União da Indústria de Cana-de-Açúcar de São Paulo (UNICA), que lhe apresentará a experiência brasileira na utilização do etanol.

O Itamaraty informou que durante a visita da presidente filipina, serão firmados diversos atos bilaterais, com destaque para as áreas de cooperação agrícola, de bionergia, de pesquisa agropecuária e de cooperação comercial.

Gloria Arroyo já esteve em Recife onde foi recebida pelo governador pernambucano Eduardo Campos.

Na quinta-feira, 25, ela estará no Rio de Janeiro, onde será homenageada com almoço pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes.

A corrente de comércio entre o Brasil e as Filipinas superou, em 2008, a cifra de um bilhão de dólares. A empresa filipina TECON opera terminal no Porto de Suape e a Vale conta com sucursal em Manila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *