Relações Exteriores promove discussão sobre os ‘De
17/09/2012
Presidente eleito do México virá ao Brasil em viag
17/09/2012

Brasil e Israel oferecem radar a Honduras

Brasil e Israel oferecem radar a Honduras

Brasília – O governo de Honduras deverá aceitar as ofertas feitas por Brasil e Israel de radares que permitam monitorar o espaço aéreo do país. De acordo com as autoridades locais, 90% desse espaço é violado por todo o tipo de aviões, principalmente aqueles pertencentes aos cartéis de droga.

As ofertas de Brasil e Israel chegam justamente após os Estados Unidos suspender a ajuda de radar por conta da derrubada de pequenos aviões em Honduras.

O ministro da Defesa do país informou ainda que Argentina, Espanha, França e Holanda, países com experiência no mercado de armas, ofereceram assistência e equipamentos de detecção aérea.

Neste momento, os técnicos da Fora Aérea Hondurenha (FAH) e da Marinha analisam as propostas. No entanto, o país terá dificuldades econômicas para fechar algum contrato. Após a decisão, o tema será encaminhado ao Congresso hondurenho, que dará a palavra final.

A Marinha foi incluída no debate porque 80% do tráfico de droga na América Central se dá pelo mar.

O presidente da Suprema Corte de Justiça, Jorge Rivera Avilés, afirmou que a suspensão do intercâmbio de inteligência de radar com os Estados Unidos trará consequências muito negativas para Honduras, uma vez que o país não conta com tecnologia suficiente para combater o narcotráfico.

Em sua opinião, Honduras deve investir na compra de sua própria tecnologia.

Além disso, desde que a República Dominica instalou um poderoso radar para bloquear os voos ilícitos, esses pequenos aviões utilizam o espaço aéreo de Honduras, o qual não conta com nenhum tipo de vigilância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *