Brasília, 22 de fevereiro de 2019 - 04h24

Biocombustíveis

02 de novembro de 2005
por: InfoRel
Compartilhar notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, o primeiro-ministro da Jamaica, Percival J. Patterson, quando manifestou o interesse brasileiro em apoiar o incremento do comércio e da cooperação entre ambos. Em seu pronunciamento, Lula destacou que os dois paà­ses já em diversas áreas, especialmente cultura e saúde [Aids/HIV].

No encontro de trabalho, Lula e Patterson discutirão o aprofundamento dos memorandos de entendimento em Açúcar, Etanol e Agricultura Tropical, assinados em maio passado em Kingston. Também trataram de temas polà­ticos como a reforma da ONU e as relações do Mercosul com a Comunidade do Caribe [Caricom].

Pelo protocolo de intenções assinado há cinco meses, Brasil e Jamaica se propõem a cooperar para o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, visando a modernizar a produção do açúcar e do etanol em território jamaicano.

O acordo também prevê a parceria entre a Petrobras e a Petroleum Corporation of Jamaica na pesquisa e desenvolvimento de projetos para a exploração de petróleo, gás e outras fontes de energia.

Por intermédio da Embrapa, o Brasil pretende colaborar com a Jamaica no setor da agricultura, especialmente na produção de frutas tropicais, como laranja, tangerina, mandioca, banana e côco. Lula revelou que o Brasil pretende estimular a aquisição de máquinas agrà­colas pelos jamaicanos.

De acordo com o Itamaraty, a Jamaica é uma das maiores economias do Caricom e, como importante destino de produtos, serviços e investimentos brasileiros, tem potencial para aumentar seu comércio com o Brasil.