Relações Exteriores

Ciência & Tecnologia
05/06/2012
Brasil e Espanha fecham acordo para pôr fim às dep
06/06/2012

Brasil e Japão têm acordo sobre desenvolvimento de

Brasil e Japão têm acordo sobre desenvolvimento de tecnologia naval

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel assinou dois memorandos de entendimento com o ministro japonês da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo, Takeshi Maeda, que prevê transferência de tecnologia entre os dois países na área naval.

O memorando tem validade prevista de cinco anos, e é parte do esforço brasileiro para importar e desenvolver tecnologia em um setor que deverá passar por grandes transformações com o início da exploração da camada de petróleo do pré-sal.

Ele estima que nos próximos seis anos o Brasil precisará de aproximadamente 5 mil embarcações – desde sondas de extração de alta complexidade a barcos de apoio – para explorar o petróleo em águas profundas.

Fernando Pimentel e o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yukio Edano, participaram ainda da cerimônia de assinatura de um memorando para a associação entre as empresas SOG Óleo e Gás S/A, do Brasil, e Toyo Engineering Corporation, do Japão, que darão origem a duas empresas que atuarão no Brasil na área de construção e integração de plataformas marítimas.

Coréia do Sul

Fernando Pimentel e o ministro sul-coreano da Estratégia e Finanças, Jaewan Bahk, assinaram em Seul, memorando de entendimento para que o Brasil estude o modelo das Zonas de Processamento de Exportações daquele país.

O modelo sul-coreano é caracterizado pela promoção e desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas. Com o acordo, o Brasil também irá conhecer os modelos de elaboração de planos de negócios e a constituição das empresas que administram as ZPEs.

Em contrapartida, o Brasil ofereceu o modelo de matriz energética baseada nos biocombustíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *