Brasília, 26 de junho de 2019 - 18h22

Brasil-Noruega terão acordo estratégico em Defesa

17 de fevereiro de 2010 - 12:57:42
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

O vice-ministro da Defesa da Noruega. Espen Barth Eide anunciou que o Brasil é parte do projeto de modernização das Forças Armadas norueguesas.



De acordo com Eide, as indústrias de Defesa da Noruega buscam parcerias com as empresas brasileiras.



Segundo ele, metade das compras militares é realizada internamente e, no projeto de atualização dos equipamentos militares, as indústrias norueguesas precisam se internacionalizar para ter produtos mais sólidos.



“O Brasil cresce rapidamente e as relações políticas entre nossos governantes estão se consolidando”, justificou.



A Noruega está começando a exportar mísseis para o Brasil e um acordo formal deverá ser firmado pelos dois países em breve.



Além disso, a necessidade de constante vigilância da área marítima faz com que as duas nações tenham objetivos semelhantes nas questões de Defesa, segundo o vice-ministro.



“Estas perspectivas permitem o desenvolvimento de um diálogo mais profundo“, acrescentou Eide.



Para o diretor-coordenador de Mercado Internacional do Departamento da Indústria de Defesa (Comdefesa) da Fiesp, Roberto Guimarães de Carvalho, o projeto de modernização das forças militares da Noruega assemelha-se ao do Brasil.



Carvalho disse ainda que a visita da comitiva norueguesa é importante para que “nossas indústrias realizem seus projetos, desenvolvam novos produtos e os comercializem no Brasil e no exterior”.