Relações Exteriores

Bolívia e Colômbia terão Centro de Inteligência Bi
19/03/2012
Presidente da Bolívia ameaça fechar embaixada dos
19/03/2012

Cooperação

Brasil e Paraguai aprofundam o diálogo bilateral

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Paraguai, Jorge Lara Castro, se reuniram no último sábado,17, em Assunção para discutir o aprofundamento do diálogo bilateral com a resolução de várias pendências, inclusive o reajuste no valor da energia recomprada pelo Brasil de Itaipu.

Patriota e Lara Castro participaram da reunião de chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), bloco do qual o Paraguai agora é presidente pro tempore.

O governo paraguaio solicitou ao Brasil a definição do aumento da tarifa da energia de Itaipu, já aprovada pela direção da binacional.

De acordo com Patriota, o assunto está sendo tratado internamente já que o Brasil precisa conhecer melhor o impacto econômico do reajuste.

Ele também cobrou uma solução para os brasileiros que residem no Paraguai e enfrentam problemas com produtores locais e líderes paraguaios vinculados à reforma agrária.

Além disso, Brasil e Paraguai estudam medidas para incrementar o comércio e assim, permitir que ambos sofram menos com a crise econômica internacional.

Uma das alternativas apresentadas diz respeito a uma maior e melhor coordenação entre os setores privados dos dois países.

O assunto será tratado novamente ainda neste semestre com a visita à Brasília do vice-ministro de Relações Econômicas e Integração, Manuel María Cáceres.

Brasil e Paraguai avaliaram ainda o curso das negociações entre o MERCOSUL e a União Européia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *